janeiro 11, 2010

Consciência construtiva

Caminhando por Criciúma, aqui e ali se percebem ações que nos enchem de orgulho de ser criciumenses. Nossas construtoras, por exemplo, que às vezes são taxadas de enfear a cidade (exploração imobiliária, fábricas de caixotes, cidade paliteiro, tudo são a elas atribuído) demonstram que têm, como veremos a seguir, uma consciência cívica e social (se é que há diferença entre cívico e social) absolutamente positiva.

Vejam as fotos abaixo. São fotos do lugar onde um dia foi a Biscoitos Araré. Estão construindo alguma coisa lá. Note-se que o tapume (s.m. cerca, murado, vedação) avança em 50% da calçada. E aí entra a consciência social (e cívica também) da construtora. Avançou 50%. Nada a impedia de avançar 60, 70 ou 80%. Nada. Só dependeria deles querer ou não querer invadir a calçada, ninguém os iria impedir. E eles não fizeram. Observe-se que em frente a obra não há muito movimento de pedestres. É muito provável que eles tenham levado isso em conta e calcularam o quanto avançariam na calçada, o que, inequivocamente, demonstra a preocupação da empresa com o cidadão que vai transitar em frente a sua obra.   Invasão de calçadas 07Invasão de calçadas 09

Invasão de calçadas 10

Agora, vejam estas outras fotos. É onde existia a antiga Maison, perto do INSS. perto da Feira Livre. Ali tem movimento. De pessoas e de carros. É terrível (o movimento). Pois… ali também se percebe a consciência cívica (e social) da construtora. Não as tivesse (as duas consciências) e a vida na calçada seria uma zona. Vejam que desta vez, e isso é o máximo, não houve invasão de 50%. Nada disso. A construtora teve o cuidado de fazer o tapume (s.m. cerca, murado, vedação) com apenas 30 cm de invasão na calçada. Só 30 cm. Uns 25%. PutzGraça percebe aí, novamente, que há relação entre o grau de invasão e o volume de pedestres no local. Isso só pode ser resultado de estudos (evidentemente decorrentes da consciência social – e cívica) que visam unicamente o bem-estar do cidadão.

Invasão de calçadas 03

Invasão de calçadas 04

Invasão de calçadas 05

Invasão de calçadas 06

Parabéns construtoras! Vocês nos enchem de orgulho.

9 comentários:

  1. Putz! Mas que falta visão! Não sei se do PutzGraça!!! ou das PutzConstrutoras!!! Vejam só:
    se a consciência delas fosse total e verdadeira, teriam avançado 100% da calçada, pelo pequeno período da construção - dois anos por exemplo, e na retirada do tapume aproveitariam para limpar a calçada de todos os entulhos que ali estão hoje: postes de luz, placas de trânsito, hidrantes, caixa de acesso de telefone, luz,orelhões, cestos de lixo (pra quê?), etc., afinal estariam escondidos e depois de pouco tempo (dois anos) ninguém mais lembraria destes facilitadores de quem quer andar a pé pela nossa bela Criciúma. Afinal, os carros transitam pela calçada? Pergunto porque... as placas de "PROIBIDO ESTACIONAR" estão colocadas em cima da calçada...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Secretaria Municipal que autoriza isso tudo ai, e nada fiscaliza. Isso, é como o Márcio e o "Rei" trabalham, a cidade toda esta em "obras". É isso ai gente, fiquem felizes!!! A cidade está progrdindo muito.... até nos abusos....

    ResponderExcluir
  3. Seu Putz o que é publico é privado para alguns escolhidos e o que é privado é deles e pronto. Caso um pobre mortal utilize alguns centimetros de suas propriedades privadas responde no pau mas guado os escolhidos usam o publico para fazer o que deveria estar na "privada" (wc) ainda recebem premios de bons empresarios. Caso fossemos fazer um escolha de obras de arte em criciuma com certeza escolheriamos de outra cidade.

    ResponderExcluir
  4. Dá - lhe Rogério Cizeski!!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca vou perdoar as construtoras por terem derrubado a Maison,nunca...

    ResponderExcluir
  6. Existe pedestre em Criciúma?
    Parabéns pela riqueza de detalhes no post...

    ResponderExcluir
  7. É aquele negocio: como ninguém cobra vão deixando assim mesmo. Como disse o comentario acima , parabéns pela riqueza de detalhes. Alias, muito bem observado, pois é algo que incomoda e ninguém nunca deu maior atenção, apesar de ser algo totalmente desrespeitoso com o povo Criciumense.
    Ultimamente os jornalistas que deveriam denunciar isso passam maior parte do tempo confeccionando noticias inuteis para população. Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  8. PUTZincorporações,esta mesma construtora não se criou em florianópolis porque lá não permitem que se construa de qualquer maneira ou jeitinho,como por exemplo emcima de nacentes d,agua, invasão de calçadas, etc. ¨E ainda por cima dão premios para este sujeito¨.

    ResponderExcluir
  9. O problema é que os proprietários de bons terrenos e imóveis residenciais tem que pararem de ser trouchas , pois os mesmos entregam seus valiosos imóveis por miseráveis PERMUTAS que só beneficiam financeiramente os donos dessas mesmas construtoras. PAREM DE SER TROUCHAS E NEGOCIEM SEUS TERRENOS E CASAS APENAS COM DINHEIRO.

    ResponderExcluir