março 20, 2011

A valia dos uniformes na educação

Uniforme-escolar

O querido, idolatrado, salve salve Prefeito EU, durante cerimônia de entrega de uniformes, discursou que "nada vale mais que a educação".

Que tal então investir um pouco mais no salário dos professores, que está fora do piso nacional instituído?

Que tal não negar a proposta de aumento salarial alegando que "a Prefeitura não tem como bancar"? A Prefeitura só banca 40% do salário dos professores, pois 60 % é pago pelo FUNDEB.

Que tal aumentar o vale-fome (vale refeição), que paga míseros 33 reais/20horas semanais?

Que tal investir um pouco na capacitação dos professores, que todo ano participam dos mesmos cursos, com os mesmos conteúdos e
com os mesmos ministrantes? Ainda tem as quadras esportivas que estão quebradas, os computadores que não ficam ligados por causa do ar condicionado que não funciona, a merenda que tá um nojo só.

Uniforme não traz conhecimento, não produz Educação. Quando muito, produz cidadania, inclusão. Mas se aprendizagem e qualidade dependesse de uniforme, então a UNESC tava ralada, porque lá, com exceção da faxineira, ninguém usa uniforme.
Ficam estas dicas, mas se precisar, posso listar outras.

Abraços!

Raquelzinha

4 comentários:

  1. Concordo com a Raquelzinha. Quem de fato valoriza a educação, não peca com aquele que faz educação: o professor. Até acho que o uniforme é um incentivo a mais para o aluno, principalmente para aquele mais desprovido. Contudo, isoladamente, está longe de resolver as mazelas da educação. Meu aplauso seria em alto e bom som se, além de dar uniforme (com flashes e bastante publicidade por cima!) a nossa cidade desse dignidade aos educadores para que, realmente valorizados (salário é um dos pontos, há outros), pudessem inspirar nossas crianças a amar o conhecimento. A dignidade dos educadores não se inaugura e nem vai para a capa do jornal. Pena..

    ResponderExcluir
  2. O que que dá "mais palco", mais visibilidade? Aumento de salário e boas condições de trabalho ou inauguração de escola e entrega de uniformes?

    ResponderExcluir
  3. Obviamento que a opção numéro três.

    ResponderExcluir
  4. Acho que aumento de salário e boas condições de trabalho também dariam visibilidade! Não é esse o caso!
    O caso é que inauguração de escola e entrega de uniformes dão a mesma visibilidade e é mais em conta!! :)
    Concordo com o a Romanna, uniformes também são fundamentais! O problema é que a educação no Brasil é desvalorizada, afinal... pra que ensinar o povo a pensar? Vai que eles aprendem a votar??
    E não falo do prefeito não: esse é o mal do Brasil!

    ResponderExcluir