dezembro 14, 2011

A morte de AMILTON ALEXANDRE, O Mosquito

Mosquito-amilton-alexandre
transladado do blog do Izidoro

Recebi um telefonema, no final da tarde, com o interlocutor indagando se eu era amigo do Mosquito!

Respondi que amigo, propriamente não, mas conhecido, admirador e advogado dele em dois processos-crimes.

Então veio a notícia horrorosa: ele acabou de ser encontrado morto, aparentemente enforcado, na sua própria casa. A liberdade de expressão está de luto cerrado, havendo perdido um dos seus mais valentes defensores.

A pessoa que me ligou estava perplexa, desatinada, sem saber como dar a notícia à mãe do falecido, idosa e que padece de problemas de saúde.

Depois de anotar o telefone do cidadão que fizera o contato, repassei-o a outros blogueiros e advogados do Mosquito, de sorte a adotarem providências indispensáveis, como o chamamento da Polícia, a localização da ex-mulher do finado, etc...

Agora o lado preocupante: terá mesmo o blogueiro se suicidado, ou sua morte terá sido obra dos incontáveis desafetos que cultivou, com suas enérgicas e contundentes denúncias de corrupção e lambanças políticas  as mais variadas.

Um deles, numa audiência em que eu estava presente, chegou a afirmar, na frente da Juíza, que saíra de casa para matar o Amilton, mas fora dissuadido do seu intento pela família e por amigos. 

Não posso afirmar que a morte do Mosquito tenha sido obra de gente ao serviço dele, citando a circunstância para lembrar o estado de exasperação em que chegaram os denunciados pelo blogueiro, com palavras contundentes e, não raro, consideradas infamantes, as quais engendraram inúmeros processos criminais e cíveis, contra os quais o acusado travava uma luta desigual, mesmo estando apoiado por simpatizantes.

O último episódio, que magoou e desnorteou o Mosquito foi a medida nefasta e destemperada do Promotor Aor Steffens de Miranda, que deu voz de prisão ao acusado Mosquito, no curso de  uma audiência, no foro desta Capital, referente a processo movido por Dário Berger, após fazer uma pergunta cuja resposta sabia que seria positiva: você considera o prefeito de Florianópolis, corrupto?

O corajoso blogueiro respondeu, à queima-roupa, na bucha, que não tinha a menor dúvida e o membro do Ministério Público aproveitou-se da franqueza do Amilton para detonar mais um processo contra aquele destemido cidadão. Manobra rasteira, convenhamos, daquele que deveria portar-se com isenção, cumprindo seu papel, sem, todavia, tomar as dores de um dos lados do processo.

O Amilton, com seu estilo desabrido,  colecionou desafetos, desde políticos dos mais variados partidos (Deputados - Edson Andrino - Prefeitos, Secretários, Vereadores),  até influentes membros da família Sirotski (caso do garoto acusado de estupro), Promotores  e Procuradores de Justiça, Desembargadores, Policiais, empresários (inclusive  Fernando Marcondes de Mattos), Advogados (Gerson Basso e outros) e administradores públicos das esferas federal (Ideli Salvati, por exemplo) estadual (Governador LHS, vice PAVAN, Gilmar Knaesel, Renato Hinnig, Martini, para exemplificar) e municipal, daqui e de outros rincões, aos quais denunciava, sem pestanejar, por supostas falcatruas, omissões, ineficiência, etc...

O que se imputava a ele, era o cometimento dos delitos de injúria (inclusive racial), calúnia e difamação, com o escopo de intimidá-lo e de condená-lo a ressarcir danos morais.

Mosquito era um desiludido com o PT, partido que ultimamente andou enxovalhando - não aos militantes das bases partidárias, mas às lideranças que entendia haverem traído os ideais dos petistas  bem intencionados - não perdoando, verbi gratia, o Vereador Márcio Pereira de Souza, de Florianópolis,  ao qual acusava de  ter se bandeado para as hostes de Dário Berger, contra o desejo dos seus correligionários, afirmando que uma das manobras de Márcio teria visado impedir a instalação da CPI da AFLOV, que supostamente revelaria o envolvimento do Prefeito em lambanças administrativas nada elogiáveis. O espisódio valeu um racha no PT, pois o Vereador Lino Peres (ao qual o Mosquito respeitava), que assumira o lugar de Márcio, quando este foi guindado a Secretário de Turismo, viu-se apeado do cargo para que Dário pudesse contar com o voto de Márcio.

Pois bem: tendo ou não se suicidado, a morte do Amilton -   ao contrário do que ocorre no Japão, onde os denunciados cometem suicídio, rasgando os próprios ventres - há de pesar nas consciências dos repugnantes corruptos e incompetentes que ele reiteradamente denunciou e não faltará quem dê continuidade à sua obra de defesa do interesse coletivo.

O Mosquito continuará a azucrinar - por nosso intermédio, os numerosos admiradores que soube cultivar - os que contra ele deflagraram processos-crimes e cíveis, na certeza de que a luta contra a corrupção não ficará ao alvedrio, tão somente, do Ministério Público e da Polícia. 

Cidadãos e cidadãs, conscientes que somos dos efeitos deletérios da roubalheira que assola a administração pública em nosso País, não esmoreceremos e continuaremos a travar  batalhas que o Mosquito, por certo, não rejeitaria.

As forças do Mosquito se exauriram, mas haverá uma legião de pessoas que seguirão seu desiderato de passar este País a limpo: seremos os "indignados do Mosquito". As fontes que abasteciam aquele blogueiro com fatos e provas de safadezas de administradores públicos e seus acólitos, sabem com quem contar para dar continuidade à obra meritória de Amilton Alexandre, em prol do bem comum, mesmo que não consigamos nos igualar a ele em destemor, em ousadia e, por que não dizer, em imprudência.

10 comentários:

  1. Que coisa, hein?! Semana passada o Mosquito mandou e-mail para o Silvio (Secretário da Saúde) dizendo que era só convidar que ele viria à Criciúma para cozinhar (seu hobby) com os amigos daqui. Não dá para dizer que se mataria em seguida.
    vide http://putzcri.blogspot.com/2011/12/saude-e-mosquito-se-comunicam.html

    ResponderExcluir
  2. O Mosquito estava bem desanimado em relação ao seu trabalho de sempre colocar em evidência os crimes dos nossos belos políticos. Seu blog estava praticamente inutilizado. É uma possibilidade.
    Mas ele arrumou milhares de inimigos durante sua vida pela sua postura de falar tudo. Outra possibilidade.
    Fica um exemplo gigante de um cidadão de verdade.
    Sentiremos falta das desoçadas que ele dava nos corruptos. Vai com Deus grande Moskito.

    ResponderExcluir
  3. Se eu já me aborreci feio por tentar denunciar uma maracutaia, imagina o quanto ele não se aborrecia? Por isso e outros motivos corri desse Estado corrupto, conservador e patrimonialista onde existem uma cambada de ladrões que se acham honestos e ilibados.

    ResponderExcluir
  4. Lá em Marte não tínhamos ninguém parecido com ele e agora com o seu "suicídio" quem vai preencher essa lacuna? Vá com Deus parceiro. Por isso continuo dizendo...

    Saudades de Marte

    ResponderExcluir
  5. ORLEANENSE ATENTO...dezembro 14, 2011

    Morre um dos nossos. Todo respeito ao mosquito e que sua luta não seja em vão!!!!

    ResponderExcluir
  6. Suicidaram o Mosquito.

    Os corruptos agradecem.

    ResponderExcluir
  7. Hilario Foncecadezembro 14, 2011

    Só uma ressalva em seu post: vc acha mesmo que os repugnantes corruptos tem consciência para que esta pese? Vão é brindar o "suicidio" do Mosquitão.

    ResponderExcluir
  8. Mas uma hora "eles vão pagar" porque o Universo não vai deixar assim, "Quem planta colhe" é Bíblico...e este ano...Ah! quem viver verá!

    ResponderExcluir
  9. só acredita que ele se matou quem acreditar q político é honesto e ama o povo. calaram uma boca q dizia umas boas verdades

    ResponderExcluir
  10. Ficamos sem o bravo Mosquiteiro q/ lutava por justiça e sempre, incansavelmente, contra estes corruptos locais , estaduais e de todo nosso explorado Brasil.
    Eles venceram, pelo menos por enquanto, até aparecer outro corajoso, destemido Mosquito.
    Suicidaram o Mosquito, sem dúvida!
    Espero que haja justiça divina.

    ResponderExcluir